quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

De Idanha-a-Velha a Monsanto, Boas Solas, 10 de Fevereiro


Fim de semana cheio...
E o que se leva desta vida é a vida que se leva...
No Sábado mais uma etapa da Rota das Aldeias Históricas percorrida pelos Boas Solas, desta vez entre Idanha-a-Velha e Monsanto num total de 21 km entre portas (5,5 horas de caminhada) medidos por GPS, a que se somaram mais uns 4 km nas visitas a ambas as aldeias e a logística das viaturas.
O sentido do percurso com partida de Idanha-a-Velha e chegada a Monsanto, é o mais recomendável pois o monte enorme de penedia em que esta última aldeia está implantada fica sempre no nosso angulo de visão, qual montanha mágica que temos que subir e conquistar. Destaca-se em toda a paisagem tendo como fundo a Serra da Estrela com o topo cheio de neve. E não há como acabar uma caminhada com uma boa subida e umas grandes vistas lá em cima!
Em Monsanto percorreram-se os seus cantos, ruas, penedos imensos e muralhas, um conjunto lindíssimo digno de um conto mágico e que é obrigatório visitar. Na descida a paragem na famosa Taverna Lusitana onde se provou o seu famoso Hidromel (Lu Citanea, a bebida dos Deuses) num ambiente acolhedor, à beira da salamandra, no quentinho e em alegre cavaqueira... Mais "Lu Citanea's... e seria difícil tirar de lá os bravos caminheiros...
Mas a noite caía e o "tratamento" estava feito. Era a hora de recolher à base, o excelente Hotel Fonte Santa nas Termas de Monfortinho para algum descanso pois o dia já ia muito longo.
 E como os famosos gauleses, a festa acaba sempre... em festa. Jantar e "caraoke" no Cantinho da Laura em Penha Garcia (obrigado pelo vosso acolhimento!)
Grande dia, grande noite, grande "caraoke", o descanso impunha-se...

Idanha-a-Velha
Monsanto ao longe
Castelo de Monsanto com a objectiva
Torre da Serra da Estela com a objectiva
Penha Garcia
Penha Garcia
Penha Garcia
entrada em Monsanto
habitante imprevisto na descida do castelo...ou a segurança da aldeia sem caçadores...

Sem comentários: