terça-feira, 17 de julho de 2018

Entre o pinhal a ria e o mar... caminhada dos Boas Solas, 16 de Junho


"Para além da curva da estrada
Talvez haja um poço, e talvez um castelo,
E talvez apenas a continuação da estrada.(…)"

A.Caeiro


"Começaremos na entrada do Parque de Campismo da Orbitur na Vagueira, e do Retiro da Floresta ali perto, entraremos na mata à procura da Lomba do Forte Velho, duna chamada assim e que se situa no meio da vegetação com um marco geodésico no seu topo (resquícios de tempos antigos em que toda a zona à volta da Ria de Aveiro era um deserto de dunas sem pinhal?).
Daqui seguiremos em linha recta e/ou em "S's" pela Mata Nacional de Vagos onde habitam javalis, raposas, cobras, lagartos, ouriços-cacheiros e outras espécies... além de passarada, percorrendo os corta-fogos ou atravessando directamente a mata, até ao misterioso "Grande Lago" (assim baptizado pelos Boas Solas...) onde em tempos idos foram avistados muitos peixes no decurso de famosa exploração que o deu a conhecer ao mundo há uns 12 anos atrás...
Do "Grande Lago" rumaremos a oeste percorrendo o pinhal até à zona de campos e casas junto à ria de Mira no antigo Cais do Areão, local onde aportariam os barcos moliceiros para descarregar o moliço que apanhavam nas águas, e local de embarque e desembarque do tráfego que se fazia ao longo desta parte da ria.
Daqui até à Praia do Areão é um saltinho, onde admiraremos as grandes dunas e a praia a perder de vista. Tempo de cafezinho...
Regresso por estradão a este da ria, sempre pela sua margem até à Ponte da Vagueira e daqui, pela estrada, até ao ponto de partida."

Assim "rezava" a convocatória e desse modo a caminhada se concretizou. Foram 20 km de alegre caminhada por entre a floresta e a ria de Mira, como sempre devidamente registada em fotografia para mais tarde recordar.

Em Outubro novas caminhadas se anunciam... o tempo agora é de Verão, prioridade aos brinquedos da água...
Bom Ano!




Sem comentários: