sábado, 10 de agosto de 2019

Picos da Europa, Teleférico - Aliva - Fuente Dé



Mais uma escapadinha de férias que incluiu a passagem pelo Parque Nacional dos Picos da Europa (Astúrias, Cantábria) com estadia em Potes (localidade que se alcançou por uma estrada de paisagens fantásticas a partir de León via Riano).
Potes é uma cidade localizada no coração dos Picos da Europa, de uma rara beleza circundante com picos e montanhas enormes, com edificações típicas e muito turismo de montanha.
De Fuente Dé, a cerca de 20 kilómetros de Potes, se colocou o pé nos 1800 metros de altitude subindo uma enorme parede vertical de mais de 800 metros pelo teleférico aí instalado. Quem não quiser voar… pode ir a pé, 5 horitas vigorosas…
Chegados lá em cima é um mundo maravilhoso que se abre… “pertinhos” de picos que atingem os 2400 metros de altitude, com imensas “rutas” bem marcadas para caminheiros e montanhistas e que, percorrem os locais mais emblemáticos e ligam muitas povoações serranas. É de facto, e toda as Astúrias são prova disso, um contraste gritante com o que se faz nas grandes serras em Portugal (exemplo Peneda – Gerês, Serra da Estrela, Montesinho), demonstrando o muito que temos que aprender e fazer no que se relaciona com o desenvolver e aproveitar o potencial da natureza sem a colocar em causa.
Fizemos a "Ruta" Pr PNPE 24 Portas Aliva, um percurso circular que incluiu a subida no teleférico a partir de Fuente Dé, uma ligeira e curta subida, e depois uma longa descida de cerca de 15 km até ao local de partida.
O dia bonito de sol ajudou, mas a paisagem é que é de cortar a respiração… Espanta os grandes espaços, os enormes picos que parecem estar ao alcance da mão, os caminheiros que mal se distinguem nos trilhos tal a distância em causa, os rebanhos que parecem pontos na paisagem… tudo minúsculo e que se revela quando nos aproximamos…
Astúrias nos encanta…
Os protagonistas desta história levaram 4,5 horas para chegar a Fuente Dé com tempo para paragem no abrigo de montanha em Aliva (e beber uma caña!), as mesmas 4,5 horas indicadas na informação oficial. Tendo em conta o seu perfil habitual de caminhada mais despachada destes protagonistas... tudo indica que os tempos estimados na literatura para as diversas "rutas" não correspondem a passeio demasiado contemplativo. Um aviso...
Apesar de estar também classificado como “Ruta” fácil na divulgação, a longa descida em estradão com muita pedra solta e uma parte em trilho de montanha com significativo desnível e também pedra solta na zona de transição da alta montanha para a floresta, e a temperatura acima dos 25 graus que se sentia, levam-me a ser mais prudente e a redefinir a sua dificuldade como média - a média. A cara de muitos caminheiros  que ultrapassamos também demonstrava isso… Outro aviso portanto... quando virem "rutas" classificadas como fáceis, tenham sempre em consideração que é montanha...e nada se alcança sem esforço...
Mas há rutas para todos os gostos, mas cuidado com as moderadas e difíceis, pois aquilo é tudo em grande...
Chegados a meio da tarde ao ponto de partida, tempo para uma repousada bebida e para contemplar aquela imensa montanha à nossa frente...
Caminhada de sonho, tanto a explorar lá por cima, a voltar seguramente... 
Astúrias nos encanta…

Nota: recomenda-se fazer a estrada de León para Potes por Riano, e depois de estadia em Potes ou próximo, percorrer a estrada para norte até à costa pelo desfiladeiro da La Hermida. Não se vão arrepender...



Sem comentários: