"A vida é como uma lenda: não importa que seja longa, mas que seja bem narrrada"
Lucio Anneo Séneca
E para que seja bem narrada, tem que ser bem vivida, com muitos momentos que importa registar e depois recordar.
Estes momentos não aparecem por acaso, são consequência da nossa vontade, iniciativa, imaginação, esforço, perseverança e partilha. Se nada fizermos, a única coisa que acontece é o tempo passar... e esse tempo, tendo prazo indefinido, é seguramente limitado, e tem uma particularidade relativamente aos outros recursos: gasta-se na mesma, mesmo que estejemos quietos sem nada fazer...
Por isso...o que importa é... viver!
E neste filme da vida, os momentos que os "Boas Solas" nos têm proporcionado nestes últimos anos, têm sido seguramente momentos de eleição!
Este fim de semana tivemos uma das melhores caminhadas: uma subida ao ponto mais elevado de Portugal desde Manteigas até à Torre, percorrendo o Vale Glaciar do Zézere, passando pelo Covão d' Ametade, Cântaro Magro, a Nave de St.António, o Covão do Ferro... mil e uma vistas fantásticas de espantar e encantar, a subida final à Torre...
Foi uma caminhada (e fim de semana) de convívio, alegria, esforço partilhado e superação, para toda a vida recordar. Fica a sensação de se ter conquistado algo, de se ter chegado algures... começo a imaginar como será a sensação de chegar a um grande cume... Estou a escrever e ainda sinto a alegria da caminhada que fizemos.
Viva os Boas Solas!
Percurso: PR06-Glaciar (De Manteigas à Torre)
Distância efectuada: 18 km
Duração: 6h20m
Desnível, dos 700 aos 1993 metros de altitude
Declive médio: 9,8%, Declive máximo: 37,5%
Ganho/ perda de elevação: 1535 m, -256 m
Nível de dificuldade: médio + a difícil (caminheiros com preparação física média)
Nº de caminheiros: 26 (Paco, Becas, Pedro, Sofia, Macedo, Branca, Rita, Jorge, Sandra, Beatriz, Rafael, Carlos, Antero, Henrique, Patrícia, Fernanda, Cristina, Manuela, Pedro, F.Cunha, Cândido, Mário, Cidália, Alfredo, Orlanda, Zé)
e o fim de dia na Estrela
Um dia fantástico, uma paisagem de espantar, a força e a grandeza da natureza.
Convívio, alegria, esforço, superação, vida.