terça-feira, 27 de novembro de 2012

Caminhada Porto a Espinho, 01 Dezembro

Porto histórico desce e sobe para aquecer, beira rio e beira mar até Espinho, aprox. 25km, regresso de comboio!
Os Boas Solas vão dar descanso à montanha desta vez e  vão repetir caminhada efectuada em Dezembro de 2009, debaixo de um tempo fantástico... de chuva, e na qual participaram só 5 caminheiros... ficando os restantes no quentinho em casa.
Desta vez vamos repetir este percurso, dando a oportunidade de quem nunca o fez, o poder fazer.
É um percurso "quase de ver montras" como importa nesta época... e de treino para as grandes caminhadas que se esperam para 2013!
A partida é junto da Sé do Porto, com um pequeno percurso pelo casco histórico para ganhar "balanço" entre Porto e Gaia e depois caminhar ao longo da beira rio e beira mar até Espinho!
 
9:00 Partida junto à Sé do Porto
Tempo estimado de caminhada: 6 horas
Tipo de caminho: fácil, passeios e passadiços de praia
Nível de dificuldade: fácil (para caminheiros)
Previsão meteorológica: vento de norteste fraco, céu pouco nublado, temperatura máxima 13ºC
Regresso de Espinho:
Comboio 17:04, chegada a Campanhã 17:30, S.Bento 17:40 ou
Comboio: 17:56, chegada a Campanhã 18:16, S. Bento 18:25

Nota: por motivo de greve da CP o regresso de Espinho será efectuado em carreira de autocarro Espinho - Porto

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estuário do Douro, reserva natural




Um paraíso tão próximo, uma paisagem lindíssima, ponto de passagem para excelentes passeios (e caminhadas) ao longo do rio e ao longo do mar.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Corno do Bico, 10 de Novembro


 
Caminhada de 20 km (19,4km exactamente) entre os 500 e os 880 metros de altitude com início e fim na Igreja Matriz da Freguesia do Bico, ao longo do Trilho do Corno do Bico e parte do Trilho dos Miradouros, 18 caminheiros, 6 horas a gastar solas... e das boas...
Foi um dia com períodos de chuva e algumas abertas com o sol a espreitar,  mas quase sempre com nuvens que cobriam o topo da serra por onde andamos e que só de vez em quando nos deu a oportunidade de ver as aldeias e serranias em redor.
Caminhamos muitas vezes no meio das nuvens, do frio e do vento... mas também no meio de uma floresta de carvalhos e de outras espécies, com cores que só o Outono pode dar.
Se um dia bonito nos encanta na serra, um dia de névoa, elevada humidade e pouca luz também tem o seu encanto muito especial (não será para toda a gente...)
Os musgos nas pedras e nas árvores, o solo coberto de folhas, os charcos de água, os blocos de granito com as suas formas moldadas pelos séculos que pareciam que nos estavam a observar, cogumelos da floresta por todo o lado... a escuridão na floresta mais densa, mas também as chãs, os prados, os garranos à solta, lá em baixo o verde dos campos, os muros, o gado a pastar, as aldeias, uma paisagem soberba, quase desenhada.
No fim o convívio no restaurante "Miquelina" em Paredes de Coura onde fomos muito bem recebidos e com uma pesticada de se recomendar! Obrigado Sr. Carlos Teixeira.
Mais uma caminhada para recordar, venha a próxima!

a partida a caminho do Túmio
quase na floresta, os últimos campos e casas
a subida para o Corno do Bico
Corno do Bico
Miradouro do Alto do Castro
 Miradouro do Penedo Rebolinho
 Igreja Matriz do Bico (local de partida e chegada da caminhada)
 a chegada, 16:00h