quarta-feira, 24 de junho de 2015

Parque da Cidade do Porto



Um local único onde se pode descobrir inúmeros recantos, lagos e desembocar no mar e na praia. E recordar que algumas cabeças pensantes desta terra, defendiam uma parede urbana a separá-lo do mar... Mais uma parede de cimento, mais uns "cobres" para alguns, o interesse colectivo prejudicado e uma jóia irremediavelmente perdida.
Recordo bem o seu início do parque nos anos 90, um "descampado" ondulado de verde com árvores recém plantadas em grande parte do parque, uma vista de mar de quase todo o lado. Bons tempos de brincadeiras ao Domingo de manhã com filhos e sobrinhos bem pequeninos, em pelada de futebol bem renhida.
Seguramente um dos locais a visitar, para passear, descansar, desfrutar, fazer um picnic, desporto.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Caminhada dos Boas Solas; Ria de Mira, 13 de Junho

Mau tempo?
25 km de caminhada entre chuva e sol à volta da Ria de Mira.
Nem sempre chove, nem sempre está sol, nem sempre está vento ou às vezes é demais, às vezes frio, às vezes calor... mas é o tempo que se tem, e por isso, é o melhor do mundo.
O tempo é um recurso mas tem uma particulariedade em relação aos demais (a energia por exemplo): se não fizermos nada, ele gasta-se na mesma... Por isso é melhor aproveitar!
Chuva, sol, momentos de alegria, amizade, um percurso bonito que se recomenda!
A partir do ponto de encontro na entrada da Orbitur na Vagueira (a sul de Ílhavo), o grupo de caminheiros dirigiu-se para a Ponte da Vagueira e daí, pela margem poente do braço da ria que corre paralelo ao mar a que se chama Ria de Mira, até à belíssima Costa Nova. Tempo escuro e uns pingos de chuva fizeram acelerar o ritmo da divertida "turma"... Chegados à Costa Nova, os céus zangaram-se de vez... Forte chuvada obrigou a uma paragem forçada mas curta. O azul do céu apareceu e daí até ao Farol da Barra foi tempo de secar o que se tinha molhado...
Dada a volta à península e atravessada a Ponte da Barra para a margem nascente, num instante se chegou ao Lugar da Bruxa / marina da Gafanha da Encarnação, onde, ao sol e na esplanada, uma sopa de peixe, umas sandocas e umas cervejas, fizeram a alegria de todos.
Almoço concluído, pés a caminho! E S. Pedro lá deve ter dito: apetite satisfeito e sol para deleite, pegai umas pingas de chuva para companhia pelo caminho... Coisa pouca e intermitente que nem de perto, nem de longe beliscou a boa disposição e o bem estar de todos. Como dizem os marinheiros, quem vai ao mar prepara-se em terra: treino e equipamento, venha o tempo que vier!
17:00 horas, 6,5 horas depois do início da caminhada, os primeiros caminheiros chegavam ao ponto de partida!
E como os irredutíveis gauleses, a festa acaba à volta da mesa, desta vez no Ei, o Alemão, entre salsichas alemãs e weissbeer...
Finda a época, o tempo é de mar e praia, nova época em Setembro para os Boas Solas começará!
Bom Ano!

Nota: mas o blog não fecha...