segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Caminhada dos Boas Solas pela Terra Fria, Terra Barrosã - Parte I


Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso.
Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite.
...
Miguel Torga - Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)

 
Parte especial de Trás-os-Montes, a Terra Fria, Terra Barrosã, foi o destino dos Boas Solas.
Terra de celtas que nos une à Galiza, e que desses tempos ficou o nome de um dos seus deuses, Larouco, nome da serra mágica onde nasce o Rio Cávado e que domina toda a paisagem de Montalegre de cima dos seus 1535 metros de altitude (o 3º ponto mais alto de Portugal Continental).
Terra do quase fim do mundo, pouco povoada, de florestas mágicas, campos e aldeias, de lobos, de tradições, bruxedos e bruxarias..., de múltiplos locais para passear, desfrutar, descansar, caminhar e...comer (só depois de caminhar...). Recomenda-se!
Foi o que fizeram os companheiros Boas Solas no primeiro dia da sua estadia por estas terras... 24 km nas pernas num sobe e desce por entre florestas mágicas de Outono, campos e aldeias percorrendo o Trilho do Ourigo, acompanhados em todo o percurso por uma linda e meiga cadela, prontamente baptizada de Margarida que em Montalegre nos apanhou e aí, no fim, nos largou! Caminheira...
Foram 24 km (registo GPS) que demoraram 7,5 horas a fazer, com aproximadamente 600 metros acumulados de subidas e descidas, na sua maioria em caminhos rurais, por vezes em trilhos de montanha e às vezes por entre a densa vegetação das florestas.
Pernoita na casa Rural Nª Senhora dos Remédios (recomenda-se!), posta barrosã em Montalegre bem regada para amaciar..., muitos momentos de alegre convívio à moda dos famosos gauleses...
A amizade também se alimenta...e o convívio afugenta as bruxas...
E melhor que as palavras, as imagens...
Viva o Barroso e como dizem os Boas Solas, Bom Ano!

vista para a albufeira do Alto Rabagão
Castanheira da Chã

Gerês ao fundo (Pitões das Júnias)
Cambeses do Rio
nem terra fria, nem barrosã, antes queimada...
resistência da natureza
Larouco ao fundo
Castelo de Montalegre
hora das bruxas...
Casa Rural Senhora dos Remédios em Mourilhe (Padre Fontes)
 
 
Post seguinte: Larouco. Montalegre