sábado, 29 de janeiro de 2011

Nova Caminhada - 12 de Fevereiro! Caminho de Santiago.

Caros amigos caminheiros, uma nova caminhada em preparação!
Tentaremos continuar nos Caminhos de Santiago, agora entre Barcelos e Ponte de Lima. Estamos a estudar a possibilidade de fazermos uma etapa entre Barcelos e Balugães, dividindo assim a distância total de 33km a meio, com possibilidade de no fim cada um poder verificar se está em graça... e em conjunto podermos visitar uma povoação pré-histórica... para além do programa gastronómico "à maneira" em  local a determinar.
Aqui vai!

Percurso: Barcelos - Balugães (Capela Aparecida, subida ao Penedo da Peneirada e ao Castro no Monte da Carmona)
Distância total: 19 km (15 km entre Barcelos e Balugães, o resto é subida ao monte e regresso)
Grau de dificuldade: fácil a moderado
Programa das festas: em preparação, vejam os próximos capítulos!

"A passagem por Balugães é parte da etapa que liga Barcelos a Ponte de Lima. A Freguesia que faz a ligação com Balugães é Aguiar, na qual o Caminho de Santiago foi abandonado, pelo que teremos de contornar parte do traçado e retomá-lo mais adiante. Para entrar na povoação de Balugães, atravessamos depois o Rio Neiva, pela Ponte das Tábuas, em grandes lajes de granito, que substituiu uma outra, de tábuas, referida já no séc. XII, logo de seguida será necessário atravessar a Estrada Nacional (Cuidado). Aqui cruzavam-se dois caminhos de Santiago, um na direcção de Viana do Castelo e outro para Ponte de Lima, por este seguirá o Percurso. Vale a pena visitar o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida (séc. XVIII) no qual existe uma capela construída sobre o penedo onde ocorreu o milagre a João Mudo, pelo que recuperou a fala, existe um corredor muito baixo e estreito cavado no penedo, pelo que, segundo a crença, só passa quem estiver em graça (experimente!). Neste local realiza-se uma grande peregrinação anual, no dia 15 de Agosto.

Continuando a subida até ao topo do Monte da Carmona, veremos os vestígios de um povoado da Idade do Ferro, e podemos desfrutar de uma vista fabulosa sobre o vale do rio Neiva e o mar"

http://www.balugaes.maisbarcelos.pt/?vpath=/inicio/santiago/

Boas Solas!




Fonte: A Pilgrim's Guide to the "Camino Português"
(guia interessante para quem quer saber mais sobre o Caminho de Santiago)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vila do Conde a Barcelos - Caminho de Santiago



Foi o recorde da distância percorrida numa caminhada! Foram 33 km a "pedantes", 31 km entre a estação de Metro de Stª Clara em Vila do Conde até à entrada da ponte medieval entre Barcelinhos e Barcelos, mais 2,0 km até à Estação da CP. Como sempre, uma primeira fotografia dos 17 caminheiros em Vila do Conde (Paco, Becas, Henrique, Cidália, Antero, Fernanda Casal, Cristina, Carlos Alba, Orlanda, Zé, Macedo, Branca, Jorge Cavaleiro, Jorge, Fernando, e André).
Logo depois, no dobrar da esquina, um primeiro café na ... Mesquita (no... café Mesquita).
Estradas entre as diversas freguesias se palmilharam, com mais ou menos trânsito. Durante a manhã, de realçar a Ponte sobre o Rio Este e a queda de água da Touguinha, Igreja e antigo convento? da Junqueira, a Ponte dos Arcos, e finalmente São Pedro de Rates, povoado ancestral onde chegamos (12:00) e onde comemos a nossa "sandoca"  frente à sua Igreja Românica (3 horas e 13 km de caminhada).
Daí para a frente foram caminhos entre campos, grandes propriedades e casas de lavoura, até chegarmos à estrada entre Vilarinho e Barcelos, com significativo trânsito a merecer cuidados redobrados. Uma paragem técnica para um café no famoso "Pedra Furada", o reagrupar da malta, um brevíssimo descanso (20 km percorridos).
Um pouco mais à frente desviamos para o Monte da Franqueira, "atacando" o seu cume que fica a 300 m de altitude. Não se vislumbrando o mar pois a visibilidade era reduzida, pelos menos as torres de Ofir não escaparam, mas houve quem afirmasse que ouvia o bater das ondas...
Barcelos estendia-se na vertente a Norte, era já ali...foi só descer...
Às 16:55 chegou o primeiro caminheiro à entrada da ponte medieval entre Barcelinhos e Barcelos. Reagrupar os mais avançados, partir para a Estação onde se chegou às 17:20, já era praticamente noite. Enquanto a malta restante penava pelo caminho... outros deliciavam-se com chá e torradas, outros com malgas de tinto, uns pratinhos de rogões e arroz de coelho. Os últimos chegaram às 18:00 e como o comboio para o Porto partia às 18:15, o convívio geral ficou o comboio...
Que me perdoem...
Cumpriu-se assim mais uma etapa do Caminho de Santiago. Venha a próxima!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Caminho de Santiago - 15 de Janeiro - Vila do Conde a Barcelos

É já este sábado!

Depois de uma 1ª etapa de Leça a Vila do Conde (do Rio Leça ao Rio Ave) realizada no passado mês de Novembro, uma 2ª etapa do Caminho de Santiago se irá realizar, desta vez de Vila do Conde a Barcelos, também entre 2 rios, o Rio Ave e o Rio Cávado (a 1ª foi do Rio Leça ao Rio Ave).

Programa:
Distância: 29 - 30 km (nota 1)
Tipo de caminho: fácil e bom, na quase totalidade estradas secundárias municipais, estradas dentro de povações, alguns caminhos, cerca de 1 km em estrada principal
Desnível: pouco acentuado, com excepção a subida do Monte da Franqueira, já próximo de Barcelos, onde atingiremos os 295 m de altitude.
Dificuldade do percurso: média pela distância; (andamento a 4,5 km / hora, 7 horas de caminhada).
Paragens: muito curtas para visitas a monumentos, tirar fotos, café, xixi, almoço volante (o melhor é levar umas sandocas para almoço, para não se perder tempo)
Duração: 7 horas
Previsão meteorológica: céu com algumas nuvens, vento de sul fraco, temperatura máxima 14ºC, mínima 2ª C.
S. Pedro é caminheiro!



Nota (1): se houver necessidade o percurso pode ser encurtado na parte final, próximo já de Barcelos, não se fazendo o desvio para o Monte da Franqueira, mas seguindo-se directamente pelo Caminho para Santiago (podem ver no mapa). Esta opção reduz o percurso em aproximadamente 2,5 km.

Horário:
- quem quiser apanhar o Metro em Rio Tinto:
7:44 Metro Rio Tinto (chegada ao Estádio do Dragão às 7:53, sair, validar outra vez o andante, entrar noutro Metro, 6 minutos de margem).
7:59 Metro no Estádio do Dragão em direcção Póvoa de Varzim
8:52 Saída estação de Metro Santa Clara (Vila do Conde) / novo ponto de encontro / início da caminhada
16:30 Chegada prevista a Barcelos
18:17 Comboio R/U Barcelos - Campanhã
19:40 Campanhã (ligação depois por Metro para o Estádio do Dragão e Rio Tinto)

Recomendações especiais:
- não devem faltar "vendas" pelo caminho para se comprar água, pelo não será necessário partir muito "carregado"
- vestuário para o frio e para a chuva... reconfigurável se estiver mais quente (o que será difícil...)
- calçado confortável para longa caminhada
- umas sandocas para almoço e para de vez em quando (para evitar paragem prolongada)
- Deveremos chegar a Barcelos de dia, mas como mais vale a pena prevenir que remediar (estamos no Inverno), será prudente levar pequenas lanternas ou reflectores de colocar no vestuário, visto sermos "obrigados" a caminhar em convívio com trânsito rodoviário em algumas partes do percurso, mesmo que muito reduzido.


 
Planeamento da caminhada