sábado, 22 de janeiro de 2011

Vila do Conde a Barcelos - Caminho de Santiago



Foi o recorde da distância percorrida numa caminhada! Foram 33 km a "pedantes", 31 km entre a estação de Metro de Stª Clara em Vila do Conde até à entrada da ponte medieval entre Barcelinhos e Barcelos, mais 2,0 km até à Estação da CP. Como sempre, uma primeira fotografia dos 17 caminheiros em Vila do Conde (Paco, Becas, Henrique, Cidália, Antero, Fernanda Casal, Cristina, Carlos Alba, Orlanda, Zé, Macedo, Branca, Jorge Cavaleiro, Jorge, Fernando, e André).
Logo depois, no dobrar da esquina, um primeiro café na ... Mesquita (no... café Mesquita).
Estradas entre as diversas freguesias se palmilharam, com mais ou menos trânsito. Durante a manhã, de realçar a Ponte sobre o Rio Este e a queda de água da Touguinha, Igreja e antigo convento? da Junqueira, a Ponte dos Arcos, e finalmente São Pedro de Rates, povoado ancestral onde chegamos (12:00) e onde comemos a nossa "sandoca"  frente à sua Igreja Românica (3 horas e 13 km de caminhada).
Daí para a frente foram caminhos entre campos, grandes propriedades e casas de lavoura, até chegarmos à estrada entre Vilarinho e Barcelos, com significativo trânsito a merecer cuidados redobrados. Uma paragem técnica para um café no famoso "Pedra Furada", o reagrupar da malta, um brevíssimo descanso (20 km percorridos).
Um pouco mais à frente desviamos para o Monte da Franqueira, "atacando" o seu cume que fica a 300 m de altitude. Não se vislumbrando o mar pois a visibilidade era reduzida, pelos menos as torres de Ofir não escaparam, mas houve quem afirmasse que ouvia o bater das ondas...
Barcelos estendia-se na vertente a Norte, era já ali...foi só descer...
Às 16:55 chegou o primeiro caminheiro à entrada da ponte medieval entre Barcelinhos e Barcelos. Reagrupar os mais avançados, partir para a Estação onde se chegou às 17:20, já era praticamente noite. Enquanto a malta restante penava pelo caminho... outros deliciavam-se com chá e torradas, outros com malgas de tinto, uns pratinhos de rogões e arroz de coelho. Os últimos chegaram às 18:00 e como o comboio para o Porto partia às 18:15, o convívio geral ficou o comboio...
Que me perdoem...
Cumpriu-se assim mais uma etapa do Caminho de Santiago. Venha a próxima!

Sem comentários: