domingo, 6 de novembro de 2011

Caminhos de Santiago, de Ponte de Lima a Rubiães

















Tudo começou na líndissima Vila de Ponte de Lima.
Foram 19,5 km até Rubiães, percorridos em 6 horas pelos 16 caminheiros Paco, Carlos, Zé Neves, Orlanda, Fernanda, Cristina, Susana, Marisa, Henrique, Jorge Conceição, Antero, Cidália, Fernando Abel, Macedo, Jorge Cavaleiro e Sandra.
Depois de uma semana de temporal e chuva, S. Pedro tinha prometido tréguas para esta caminhada. Assim foi! E fez melhor ainda: enviou-nos "água benta" no Alto da Portela Grande para arrefecer as "moleirinhas" depois de tão íngreme subida.
Partimos de Ponte de Lima às 10H15, depois dos condutores terem regressado de taxi de Rubiães onde deixaram os carros (e apalavraram o lanche no restaurante "O Retiro", pois que com estas coisas não se pode brincar...).
Saídos de Ponte de Lima pela Ponte Velha, lançamo-nos ao caminho por entre a fantástica paisagem do Minho com os seus campos verdejantes, solares e casas, praticamente a par do Rio Labruja. Depois de passarmos Arcozelo, chegamos ao Arco às 12:30, onde junto duma capela, nos entregamos de corpo e alma...à nossa merenda. Estavamos quase a meio do caminho. Avisados pela dona do café, de que bem iríamos precisar da merenda para o que nos esperava..., lá iniciamos o percurso. Passamos pela Fonte das Três Bicas a que se seguiu Labruja à distância com a sua Igreja e Santuário. A partir daí, "mergulhamos" na floresta através de subida íngreme e muito irregular (é favor...) até ao Alto da Portela Grande. A subida e o sol de vez em quando, fizeram os calores a muita gente, que só a chuvinha que já referimos, resolveu... Esta subida foi uma lição para alguns pois aí descobriram que um plano, só por ser um plano, não tem que ter obrigatoriamente uma inclinação de  0 graus... Existem os famosos planos inclinados... Bem, avancemos...
Do alto da Portela com os seus 400 metros de altitude, avistámos todo o vale para sul e iniciámos a descida para Rubiães. Passados pela Igreja Românica de S. Pedro de Rubiães (por fora visitada) com o seu Milenário, e depois pelo Albergue dos Peregrinos, finalmente chegamos ao nosso destino junto ao restaurante, dando início ao programa do costume, ou seja uma boa conversa à volta da mesa.
Até à próxima!

Sem comentários: