sábado, 12 de janeiro de 2013

Pela Arriba Fóssil, este sábado, Esposende



18 caminheiros, Becas, Paco, Orlanda, Zé, Antero, Cristina, Helena, Carlos, Jorge, Sandra, Beatriz, Alberto,  Macedo, Henrique, Castro, Luís, Pedro, Isabel.
23 km pela Arriba Fóssil de Esposende desde a Igreja de S. Bartolomeu do Mar, passando por Belinho, Miradouro / Santuário de Nª Sª da Guia, Abelheira (moinhos de vento), Dolmen da Portelagem, Miradouro e Castro de S. Lourenço, Miradouro do Monte de Faro, até ao centro de Esposende.
Mais uma caminhada dos Boas Solas que demorou cerca de 6h e 50 minutos a fazer, com paragens para visita pelos locais assinalados debaixo dum céu com nuvens que de vez em quando nos beneficiava com alguns chuveiros (fortes), mas também com uns ténues raios de sol para dar a sua graça. Vento de oeste, noroeste, fresco.
Merenda a meio do caminho no Dolmen da Portelagem, convívio final no restaurante Barrote em Esposende. O costume...
Foi a 1ª caminhada de 2013!
A Arriba Fóssil de Esposende é a formação rochosa que se estende desde a Nª Sª da Guia junto a Belinho (norte) até ao Monte de Faro (sul), já muito perto do centro de Esposende. Dos seus miradouros conseguimos alcançar uma vista fantástica sobre a costa do Atlântico, desde a Póvoa de Varzim a sul, até Viana do Castelo, Monte de Stª Luzia a norte, e Serra da Arga mais além. É uma vista a perder de vista, não só para a costa, mas também para todo o interior. Local mágico!
Caminhada obrigatória pela beleza da paisagem e testemunhos históricos, palmilhando um percurso que englobou o PR - Arriba Fóssil (12,5 km), não muito bem assinalado, com o percurso entre S. Bartolomeu do Mar e a Nª Sª da Guia no início e de Monte Faro ao centro de Esposende no fim. De reduzidos desníveis e piso quase sempre fácil, só pela distância se o pode classificar como de média dificuldade (médio - para caminheiros já habituados a estas andanças).
Para o próximo mês há mais!
Boas solas!




Sem comentários: