Mais uma caminhada dos Boas Solas!
Foi a caminhada especial de Dezembro, que como manda a tradição, é realizada em meio urbano. Caminha-se, passeia-se pelos locais mais emblemáticos, respira-se a atmosfera de Natal, convive-se, alimenta-se a amizade, a alma e o corpo também...
Deste vez o "burgo" foi Braga.
Viagem de comboio urbano do Porto a Braga (em dia de promoção, 2 € ida e volta!), pegada de carbono reduzida ao mínimo, experiência inédita para a maioria, uma festa para todos!
Em Braga a caminhada fez-se pela sua zona histórica, passando pela Sé, até ao Bom Jesus, Santuário do Sameiro e regresso pela meio da serra até ao centro outra vez, num total de 17 km que demoraram cerca de 5 horas a fazer. Pena que tal riqueza monumental e da serra não seja aproveitada pela autarquia de Braga para se fazerem uns percursos pedestres, que bem assinalados, orientavam e incentivavam muita gente a fazê-los. De facto o atraso do nosso país é imenso neste domínio quando comparados com outros países europeus, em que tudo está ligado por caminhos e trilhos pedestres e de bicicleta. Querer descer do Sameiro a pé para o centro de Braga e ser obrigado a fazê-lo pela estrada sem bermas, própria para prova de automóveis, não lembra ao diabo nem em terras de arcebispos...O que vale é que os Boas Solas descobriram um caminho bem mais agradável pelo meio da floresta.
Chegados ao centro citadino, passeio calmo fazendo horas para as excelentes tapas no Domus Vinum. Bem recebidos e servidos (recomenda-se!), foram momentos de boa conversa e brincadeira frequentemente interrompidos por um clamor e copos ao alto, "Bom Ano!", brinde tradicional dos Boas Solas que acreditam que em cada minuto começa um novo ano... Bem, que é verdade é...
Chupitos no Bananeiro e uns largos minutos na Praça da República a contemplar as iluminações de Natal, foi o programa seguinte, antes de regressarmos à estação para a viagem de comboio de regresso a casa.
Mais um dia para não esquecer, alma cheia, como isto é bom!
Feliz Natal e um Bom Ano cheio de saúde, alegrias e muitas caminhadas!
para quem não acreditava que se via o mar, aqui vai com o zoom ( a 34 km)
Feliz Natal e ... Bom Ano!
Sem comentários:
Enviar um comentário