segunda-feira, 20 de março de 2017

De Rouças ao Alto da Pedrada, Serra do Soajo, Caminhada dos Boas Solas, 18 de Março - Parte I


Mais uma fantástica caminhada dos Boas Solas ainda em dia de Inverno já feito de Primavera avançada.
Com base no PR-Trilho das Brandas, realizou-se um percurso mais longo até ao Alto da Pedrada, ponto mais elevado da Serra da Peneda, com passagem pela Branda de Gorbelas, Poulo de Seida, Couto da Redonda e Fojo do Lobo.
Dos 600 metros aos 1400 metros de altitude, foram 6,5 horas para ida e regresso (12,5 km), com um declive médio de 15%, 1000 metros acumulados de subidas e descidas a uma média global de 1,9 km/h... Se o declive era intenso, o piso tornava a subida e descida mais difícil, penedia, caminho ancestral de pedra irregular, pedra solta, cuidados e esforço redobrados, e pelo monte fora...do Fojo do Lobo até ao topo. Mas fez-se!
Um dia na montanha, um dia feliz entre amigos, que como é costume acabou em alegre convívio à volta da mesa, desta vez no restaurante Saber ao Borralho na aldeia do Soajo. A famosa cachena ao forno recomenda-se, o ambiente, a simpatia e o serviço também, restaurante a voltar, obrigado Dª Rosa!
Muitas fotografias, muitos momentos de alegria e muitos "Bom Ano" ao mínimo pretexto como é característico deste grupo de caminheiros de montes e vales.
E já agora caros seguidores deste blog... Bom Ano!

Rouças, 10h00
Branda de Gorbelas à vista
Poulo de Seida
abrigos dos pastores
Alto do Couto da Redonda

Parte II já a seguir...

Sem comentários: