quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Serra da Cabreira, Torrinheiras - Moinhos de Rei - Busteliberne - Torrinheiras, 21 de janeiro, caminhada dos Boas Solas!



Janeiro, a primeira caminhada do ano, um novo nascer!
E que belo dia e local para se iniciar a época!
Dia frio mas quase sempre solarengo, vento fraco, mais intenso nas zonas mais altas ou desabrigadas a norte, água sempre presente, nos caminhos, na vegetação, nas linhas de água e ribeiras, nos campos, nos prados.
Seis horas de caminhada por percurso não marcado, média dificuldade, num total de 18 km pela belíssima Serra da Cabreira desde a aldeia da Torrinheiras a mais de 1000 metros de altitude, com passagem pelos Moinhos de Rei, conjunto de moinhos construídos no reinado de D. Dinis, pela aldeia de Busteliberne e pelo marco geodésico no alto das Torrinheiras a 1180 metros de altitude, e de onde com vista 360º se alcançou o Gerês, o Alvão, o Marão... 
Teve de tudo... caminhos de água, corta mato pela serra acima e serra abaixo, caminho de pé posto, recantos mágicos de floresta e ribeiras, levadas, moinhos, o sussurrar contínuo das águas, aldeias, os cumes, o ponto mais alto, o vento, as paisagens até ao infinito..., a natureza, a boa companhia dos amigos, os momentos para os nossos pensamentos, para as nossas saudades, os momentos de contemplação, os momentos de brincadeira, a duração, o esforço, a técnica de orientação, a descoberta, o desporto, a manhã, a tarde, o entardecer... como é bom, como bons são todos estes momentos...
E no fim... o tradicional convívio gastronómico na aldeia de Torrinheiras, no restaurante Tasca do Picão que se recomenda vivamente pela vitela e posta barrosã, devidamente regada com vinho verde tinto servido na malga como manda a tradição.
Dia grande, mais um registo neste meu, nosso, "livro" de memórias, para mais tarde recordar.
O que se leva desta vida é a vida que se leva... E a vida corre, corre...
Brindemos às coisas que nos fazem felizes, e como fazem os Boas Solas, Bom Ano!

Torrinheiras
vestígios da neve dos dias anteriores
o encontro com as levadas Moinhos de Rei
antigos moinhos
última foto da autoria do amigo F. Cunha, todas as restantes do autor do blog
a caminho de Busteliberne
Busteliberne
Serra do Gerês ao fundo com os seus cumes com neve


Bom Ano!










3 comentários:

Anónimo disse...

Sem comentários!

Anónimo disse...

Mais um extraordinaro passeio, ao nível a que já nos habituaste, por paisagens dignas de cinema e gastronomia de excelência, ao qual se juntou um sol a condizer.
Parabéns .
A.soares.

Anónimo disse...

Mais uma, espetacular!!!
Bom ano!