terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Caminhada de Natal, Viseu


Como manda a tradição dos Boas Solas nos últimos anos: em Dezembro trocou-se a "montanha" por uma cidade para um percurso urbano, cultural, gastronómico, com "mergulho" no ambiente natalício com as ruas e lojas decoradas e iluminadas! Viva o Natal!
Este ano a cidade escolhida foi Viseu, tendo sido realizado um agradável e relaxante percurso a pé de 14,5 km que começou no Parque do Fontelo, passando pelo Parque de Santiago, Cava do Viriato, Moinho da Tia Micas Moleira, Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea, Praça da Republica / Jardim das Mães, Sé Catedral, Museu História da Cidade, Rua Direita, Rua Formosa, Praça da Republica, com "lanche" de petiscos na Taverna Dona Maria onde fomos recebidos pelo Sr. Alexandre Trindade, o seu proprietário, que implementou um conceito diferente e animado de bem servir.
E o fim da "festa" só poderia acabar dum modo... já noite caída, em pleno centro junto ao Município, apreciando as iluminações,  o mercado de Natal com as suas lojinhas, a animação tão característica desta época.
No fim do fim...abraços finais de agradecimento de mais um dia de boas vivências em conjunto, votos de boas festas, era hora do regresso a casa, para o ano haverá mais!



Rio Pavia
Ponte Romana sobre o Rio Pavia

Quinta da Cruz

Sé de Viseu, Museu Nacional Grão Vasco
Museu da Cidade de Viseu

Feliz Natal!

Bom Ano!

Notas soltas...

"Me gusta, dentro de las historias de un lugar, detenerme por un instante en un fragmento de una historia personal vivida y fijar un pequeño fragmento del lugar: tierra, jojas, piedras, trozos encontrados,..., como poemas visuales sobre el recuerdo, el olvido, lo ausente...

Historias de un lugar, Maria Jesús Agra Pardiñas, 2021

A imaginação e beleza dos quadros expostos pela artista na exposição temporária na Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea e a sua mensagem da importância da retenção das vivências e histórias, justificou per si a visita a este espaço e deu razão ao que sempre pensei sobre a necessidade de codificação das vivências e sua partilha, nomeadamente as vividas ao longo dos últimos 14 anos neste grupo dos Boas Solas.
Mais de 100 percursos realizados, mais de 2000 quilómetros de caminhos palmilhados, centenas de horas de convívio, de brincadeiras, de boas conversas, montanhas, vales, cidades e aldeias visitados, momentos e enquadramentos inesquecíveis, dezenas e dezenas de pessoas encontradas e com as quais se trocaram histórias e se interagiu... que longa história para partilhar e recordar!
E se assim pensei, assim realizei: este blog foi e continuará a ser o porto onde algumas das milhares fotografias que se tiraram tiveram o seu abrigo, devidamente "aconchegadas" da narrativa simples do que se viu e do que se viveu, na medida da habilidade possível do autor...da inspiração e entusiasmo...
Fragmentos da nossa vida...elementos de partilha no presente, elementos de lembrança futura...
A vida merece ser vivida e partilhada. Viva a vida!

Sem comentários: