domingo, 29 de janeiro de 2012

Caminho Português de Santiago, de Tui a Redondela


Foi no passado sábado, conforme o previsto.
Travessia de 32 km + 2 km dentro da cidade de Rendondela, 34 km no total, foi o feito de 16 caminheiros dos Boas Solas.
A caminhada iniciou-se no centro de Tui junto à Igreja de San Bartolomeu, uns minutos após as 8h30, muito próximo da estação de caminho de ferro.
Estava uma manhã de sol mas com muito frio, com temperaturas próximas dos 0ºC. Quando há frio não há como caminhar para aquecer...
A primeira parte do percurso foi muito agradável, no meio de caminhos rurais e dum imenso parque florestal com veados, a fazer fé pelos 2 exemplares que em instantes se conseguiram visualizar (a 2º vez junto ao Cruzeiro de San Telmo).



Depois da floresta e campos, tivemos que atravessar a extensa mancha industrial de Porriño e logo a seguir caminhar pela movimentada estrada nacional que nos levou ao agradável centro histórico da cidade com o mesmo nome.


O caminho é longo, não se pode demorar, não há tempo para compras...
Mais estrada nacional...até Mós, onde num largo cheio de sol, merendamos. Era 13h00 e tinhamos já feito 20  km, pelos menos mais 10 km ainda tinhamos pela frente...
Passamos pelo Albergue de Mós, local muito estimado com outras edificações históricas e com um simpático bar onde tomamos um merecido café que nos preparou para a única verdadeira subida deste percurso, a subida do Monte Cornedo até ao Parque, local de onde já se avistou a ria de Vigo e Redondela.



Não deixa de ser curioso que quase todo este caminho de Santiago que percorremos se sobrepõe à antiquíssima estrada Romana entre Braga e Lugo, cujos vestígios são constantes, quer pelas pontes, quer pela toponímia de muitas ruas, quer pelos milenários que passamos ou se fazia referência.
Chegamos por fim a Redondela às 16H45, com já 32 km nas pernas...o centro da cidade era já ali e umas tapas e cañas também!
Não há bela sem senão...dali até à estação foram mais 20 minutos a pé... No total foram 34 km...
Apanhamos por fim o comboio internacional Vigo - Porto que nos levou "graciosamente" a Tui...onde chegamos às 19h20.
Já não há troika que nos possa tirar esta caminhada... Venha a próxima!

Sem comentários: