terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Caminhada de Natal, Aveiro, 15 de Dezembro!



Caminhar é preciso...
Já é tradição... a caminhada de Natal "largar" a serra e partir à descoberta da cidade!
Depois do Porto, Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Coimbra nos anos anteriores, foi Aveiro a cidade escolhida desta vez, e como é tradição também, com ida e vinda de comboio, portanto em modo muito mais ecológico e... feliz!
O dia acordou cinzento e cinzento se manteve até à noite, com sudoeste e chuva a ajudar à festa a partir do fim da manhã... Mas como não há mau tempo mas sim mau vestir... a alegre "trupe" dos Boas Solas se fizeram ao caminho desde a Estação de Aveiro para um percurso paisagístico, desportivo, cultural e gastronómico que se iniciou pela nova via pedonal e ciclável de Aveiro que parte do cais de S. Roque até Vilarinho, na margem Sul do Rio Vouga (escassa ou nenhuma informação na cloud, nem um mapa no site da Câmara Municipal de Aveiro ou Turismo...).
Entre o ir e vir pela via pedonal, 15 km foram adicionados à conta deste ano, passando o caminho para o centro da cidade até ao Museu de Aveiro / Convento de Stª Joana que foi demoradamente visitado e que justifica só por si uma visita a esta cidade!
Visita finda, noite chegada, chuva continuada... era hora do "lanche" no Cais da Tosca onde diversos petiscos fizeram as delícias da malta... (recomenda-se, obrigado pelo acolhimento e serviço, parabéns!).
Petiscos aviados, era hora de regressar...
No total foram 22 km, com início e fim na Estação de Aveiro que estes 18 companheiros percorreram, somando mais uma caminhada às muitas que ao longo destes 10 anos de existência dos Boas Solas se fizeram!
E viva o Natal, e Bom Ano!

há sempre quem coloque uma nódoa e há sempre quem a não limpe...
Museu de Aveiro / Convento de Stª Joana 
momento gastronómico...
a caminhada
o regresso

Um Feliz Natal e Bom Ano!

sábado, 1 de dezembro de 2018

Paisagens do Alvão



Serra mágica por onde os Boas  Solas já andaram...

Trilho das Cinco Aldeias do Alvão, 18 de Novembro de 2017

Caminhada dos Boas Solas pela Serra do Alvão, 14 de Maio de 2016, parte II

Caminhada dos Boas Solas pela Serra do Alvão, 14 de Maio de 2016, parte I

Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite.
Miguel Torga - Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes)

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Camping Shop e o piolet...


Camping Shop, uma loja mágica, uma "Babel" onde tudo se encontra para quem gosta destas lides de caminhadas, montanha e alpinismo e quer ser recebido com amizade e por quem da "poda" percebe.
Um destes dias passados, uma visita a este mundo encantado e uns sapatos de caminhada "xpto15" vieram já calçados nuns pés femininos mas pagos com um cartão bem masculino. Prenda atrasada...
E com alegria vimos o piolet do nosso amigo Durana Pinto, exposto no meio das muitas relíquias que aqui se podem observar.
Amigo Nobais e amigo Durana, um abraço!


1977…
Queria comprar umas botas de marcha. Mas onde?
Fui comprar fora... pois cá não haviam.
É nesse tempo, que sem projecto mas com objectivos surge o embrião Camping Shop. Umas conversas nos Clubes, C.C.P. e C.N.M. do Porto onde encontrei quem encorajasse as minhas ideias e então fui à Feira Internacional de Barcelona, donde vieram as primeiras marcas conceituadas para Portugal. A FADERS, a ROCA, etc... são as pioneiras e outras se seguiram.
De novo com a ajuda dos praticantes, fui junto da industria nacional sugerir modelos e alterações ao que existia. Tive a adesão dos melhores produtores. Nas mochilas a Monte Campo, nas tendas a ICA, nos sacos cama a Italtex, etc... Estavam na mesa um punhado de acções com consistência.Importar nessa época era complicado, mas com a equipa de trabalho que formamos fomos superando as dificuldades..
Que vá confortavelmente e... que venha com vontade de novas odisseias

José Novais Ribeiro da Silva

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Caminhada dos Boas Solas, Fiães do Rio, Gerês, 20 de Outubro


Gerês no recorte do horizonte, ao pôr do sol, à chegada a Fiães do Rio

Percurso que se recomenda vivamente nos limites do Parque Nacional da Peneda Gerês, ao longo do Rio Cávado com início e fim em Fiães do Rio e que passa em várias aldeias (Vilaça, S. Pedro, Frades, Sezelhe, Travassos, Covelães e Paredes). Recantos de campos e florestas mágicas de carvalhais por caminhos e muros ancestrais, o contacto com as gentes locais, um património natural (e cultural) que importa preservar e visitar.
A suspeita que os 21,8 km do folheto oficial deste trilho PR4MTR Trilho do Rio (CM de Montalegre) não estariam correctos confirmou-se... Foram 25 km bem caminhados (7h e 45 minutos em passo descansado), confirmando também muitos registos no Wikiloc.
Se a natureza e a caminhada é receita de efeito certo para tratamento da corpo e do espírito... a boa companhia em conjunto com as primeiras tem efeito acelerado e prolongado... 
E para esse tratamento, os Boas Solas colocaram-se a caminho, prolongando-o pela noite com estadia no Hotel Rural da Misarela (parabéns por tudo, simpatia, atendimento, instalações, jantar, recomenda-se vivamente!).
E como o que é bom não deve acabar de repente... no dia seguinte uma mini caminhada à famosa Ponte da Misarela, visita ao Fojo do Lobo em Fafião (de onde os Boas Solas saíram em tempos para uma difícil caminhada pela montanha acima até à Rocalva), momentos ao sol na esplanada do café Fojo do Lobo, e finalmente almoço no restaurante com o mesmo nome para uma deliciosa refeição onde não faltou a famosa posta barrosã...
No fim as despedidas, alma e coração cheio, amizade reforçada, mais uma caminhada e fim de semana que neste blog registo em escrita e principalmente em fotografia, modo de "materializar" no possível o que vi e senti, para no presente partilhar e no futuro recordar.
Caminhar é preciso, contar histórias também..., viva a vida, Bom Ano!

Fotografia anterior de autoria do amigo Fernando Abel, todas as restantes de Francisco Alba

Ponte das Galegas
Montalegre no horizonte com auxílio do zoom...
 Serra do Larouco ao fundo

Hotel Rural da Ponte da Misarela
Fojo do Lobo, Fafião

Viva a vida, Bom Ano!